sábado, 4 de outubro de 2008

by the copy pasteeeel

ROBERTA – Estou a falar a sério. Há navios mesmo ao lado da Praça Westchester. É a quê? Vinte quarteirões? Vai lá um dia, vais vê-los. Não são aqueles navios enormes, mas são grandes. Uma vez conheci um marinheiro num bar. Todo fardado, estás a ver? Eu estava a meter-me à grande com ele. Mas acabou por não dar em nada, o gajo deitava chamon pelos olhos. Ria-se imenso. Foi muito mau porque... Bem, foi muito mau. Quando nos casámos, eu e o Bill, que era o meu marido, uma noite fumámos uma cena de ópio. Fiquei toda marada. Adormeci num instante. E sonhei com o oceano. Era mesmo azul. E havia o sol, e era mesmo amarelo. Eu estava ali no meio do oceano e ouvi um barulho. Virei-me, e sabes o que é que vi? Mesmo ao meu lado. Uma baleia! Uma baleia a sair disparada de dentro de água! Uma baleia! A sério! E abriu e fechou a boca enquanto estava no ar. E a malta que estava dentro do barco dizia: Olhem! As baleias estão a saltar. E, a sério, as baleias começaram a saltar da água por tudo o que era lado. E eu estou a vê-las por uma daquelas janelas redondas ou no meio do nada. Baleias! A sairem de dentro de água e a água a sair da cabeça delas, sabes? Tipo repuxo. Depois, passado um bocado, pararam todas de saltar. Ficou tudo calmo. Foram-se todos embora. A água ficou calma. Mas eu continuei a olhar para o oceano. Tão azul e profundo. E diferente. Estava diferente. Porque eu sabia que estavam lá aquelas baleias todas.

DANNY – E se tu... Nah, não vale a pena.

ROBERTA – O que é que ias dizer?

DANNY – Uma coisa que não vou dizer. [Referindo-se à boneca.] Aquela és tu?

ROBERTA – É só uma boneca.

Sem comentários: